27/10/2008

Babakina anadoni (Ortea, 1979)

© Pedro Vasconcelos
Babakina anadoni (Ortea, 1979) *

Ordem: Nudibranchia
Subordem: Aeolidina
Família: Flabellinidae

Os animais que ocorrem na nossa costa apresentam um tom azulado ou púrpura nos cerata o que os pode fazer confundir com Berghia coerulescens. No entanto, essa coloração estende-se por todo o corpo em B. anadoni. Adicionalmente, as manchas amarelas nos cerata não os rodeiam por completo e não atingem o seu ápice (onde se encontram os cnidosacos), permitindo assim distinguir as duas espécies.
Dadas as semelhanças e algumas variações noutras espécies do género (B. festiva e B. caprinsulensis), alguns autores especulam sobre a possibilidade de estarmos perante uma única espécie com distribuição mundial.

Mais informação: Sea Slug Forum

* ainda está em aberto a discussão em relação a esta classificação. Alguns autores preferem aguardar por mais dados e referem-se a esta espécie como Babakina cf. festiva.

4 comentários:

  1. Prezado João,

    Meu nome é Vinicius Padula, sou brasileiro e pesquiso nudibrânquios. Você possui mais fotos de Babakina anadoni? Tenho interesse em fotos de esta espécie para comparação com material brasileiro.

    Um abraço,

    viniciuspadula@yahoo.com

    Vinicius

    ResponderEliminar
  2. Olá Vinicius!

    Infelizmente não tenho mais fotos de B. anadoni. A foto no blog na realidade é do Pedro Vasconcelos, mas eu vou contactá-lo para ver se ele tem mais alguma.

    Um abraço,

    João Pedro

    ResponderEliminar
  3. Boas !!

    Parabéns pelo blog !!
    Graças a ele consegui descobrir qual a especie de Nudibranquio que este Sabado o meu buddy fotografou : Babakina Anadoni...

    Apesar da foto não ter ficado nada de especial, fica a recordação de um belo mergulho e das cores fabulosas do nudibranquio

    Abraços

    Pedro Tomás

    ResponderEliminar
  4. Olá Pedro!

    Fico muito contente por ver o blog cumprir um dos objectivos para que o criei: ajudar a identificar os nudibrânquios que vemos no nosso país.

    Um abraço e bons mergulhos!

    João Pedro

    ResponderEliminar